terça-feira, 7 de agosto de 2012


LEITURA, REFLEXÃO E DISCUSSÃO SOBRE MÍDIA-EDUCAÇÃO


No texto de Silvio Costa Pereira, que mapeou atividades de mídias educacionais desenvolvidas em escolas na cidade de Florianópolis, ele concluiu que apesar da quantidade de ferramentas educacionais (mídias) disponíveis para os professores trabalharem, falta formação suficiente ou adequada aos profissionais para usarem tais ferramentas.
Muitos professores ainda se assustam e optam por se excluírem por medo de serem substituídos ou mesmo passar vexame frente seus alunos, que conhecem e manuseiam os recursos tecnológicos sem qualquer dificuldade.
Vemos atualmente que os alunos têm ao seu dispor diversas mídias como celulares, máquinas fotográficas, acesso a internet em casa ou mesmo na escola, mas professores não se dão conta de que podem usá-los no aprendizado dos alunos, muitas vezes por falta de pratica ou mesmo não sabem atuar com essas tecnologias.
Vemos assim, que o uso das tecnologias como aliadas ao processo de ensino e aprendizado, tende a resgatar a motivação e dar maior dinamismo ao ato de ensinar, trazendo resultados positivos na aprendizagem. No entanto é preciso entender que não basta o aluno ser apresentado ao laboratório de informática e usá-lo com lan house sem qualquer preparo ou mesmo, planejamento por parte do professor. É preciso antes de qualquer coisa preparo e também a sensibilidade de associar os recursos que a escola ou mesmo os alunos oferecem e direcionar para o ato de ensinar e aprender.
Nesse sentido, é importante que os professores repensem sua prática pedagógica, deixando de lado o tradicional e tenham coragem de promover aulas mais interessantes, dinâmicas e criativas utilizando as mídias digitais.


Bibliografia:
Texto: Mídia e educação, no contexto escolar. Disponível no livro do aluno do curso Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TICs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário