segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Com a evolução humanística surge a necessidade da comunicação. Com isso, o ser pré-histórico inicia a construção de seus registros para marcar a sua passagem e o início de um novo processo de codificação simbólica, a escrita, possibilitando diversos registros comerciais e, sobretudo, culturais.
Com o surgimento da imprensa, o acesso a informação difundiu-se rapidamente, e, como consequência, a revolução industrial tornou esse acesso disponível em escala mundial. Atualmente, uma nova forma de escrita desvenda-se a partir do avanço tecnológico, ou seja, a escrita virtual. Portanto, a escrita hoje abrange os mais variados meios de acesso a cultura e a educação, pois, com apenas um clic obtemos um acervo imenso diante das nossas necessidades em que passaríamos horas pesquisando em livros. Porém, o hábito da leitura em livros não deve ser completamente extinto, pois, ainda diante de tanta evolução, os livros ainda são as fontes mais seguras para pesquisas.  
Com tudo, há um aspecto em que necessita de um olhar mais aguçado, as conversas no MSN, pois com a necessidade imediata de comunicação, o ser contemporâneo – em particular o nosso alunado -  acaba reduzindo as palavras, perdendo assim, a sua essência e a sua base estrutural formal.
É necessário que as escolas promovam atividades científicas digitadas e criadas pelos alunos como : a criação de blogs, a elaboração de resumos, etc. para que os mesmos possam colocar em prática o uso formal da língua, mas que não percam o prazer da comunicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário